quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Saber estudar!




É possível que algumas crianças tenham naturalmente uma maior facilidade em se organizar para estudar, sem uma intervenção directa dos pais. Contudo, para aquelas crianças que sentem dificuldade em fazê-lo, será importante orientá-las, indicando algumas directrizes simples com as quais deverão familiarizar-se cedo:

- Escolher um sítio com boa iluminação;
- Não estudar com a televisão ou computador ligado (prejudica a concentração);
- Dar uma primeira leitura sem tirar notas;
- Reler e sublinhar o mais importante;
- Tirar anotações na margem direita do texto, usando a margem esquerda para anotação de dúvidas e palavras-chave;
- No fim de cada parágrafo, fazer um resumo por palavras suas;
- Fazer um esquema do que se pretende interiorizar;
- Dizer em voz alta, sem olhar para o texto, aquilo que pretende saber (mais facilmente perceberá o que ainda é necessário rever e aprofundar);
- Não ter receio das dúvidas ou dos erros, sendo estes oportunidades para aprender a fazer melhor;
- Não deixar dúvidas por esclarecer;
- Fazer pausas quando surge o cansaço ou sentir dificuldade em concentrar-se.

Para além destes aspectos, será importante incentivar os seus filhos à leitura, assim como responsabilizá-los pelas suas actividades escolares.

Um caderno organizado e em dia, será importante como primeiro passo para uma boa gestão escolar do aluno, assim como o estar atento nas aulas. Há momentos e contextos mais indicados para brincar e as salas de aulas não serão seguramente um desses espaços. É pois, necessário levar a sério a escola, como um equivalente ao nosso trabalho, tendo também como função, ensinar o rigor e a seriedade. Se for possível aliar-se o prazer em aprender com metodologias menos enfadonhas, tanto melhor!

Os trabalhos de casa não deverão ser entendidos pelas crianças como castigos, mas como um prolongamento da escola no sentido de uma melhor aprendizagem, sendo necessário ser regular e contínuo no trabalho em casa, evitando estudar de véspera para um teste.

Para além de estudar, é importante treinar, tanto a nível do português como da matemática, sendo a primeira disciplina igualmente rigorosa e importante como a segunda. Já a matemática, exige uma dedicação constante pois as matérias estão relacionadas entre si e a compreensão de alguns conteúdos dependem de outros que terão sido supostamente apreendidos anteriormente: Não adianta memorizar, importa compreender e exercitar bastante.

Esteja disponível para esclarecer ou apoiar o seu filho quando este solicitar a sua ajuda mas deixe-o estudar sozinho, só assim terá oportunidade de perceber onde tem dúvidas e para isso existirá sempre o professor. Há que incutir a responsabilidade e incentivar a autonomia no seu filho, não o queira poupar ou fazer as coisas por ele, ele terá que fazer por si próprio e quanto mais cedo melhor para o seu próprio bem.
Fonte: 
Helena Coelho (Psicóloga Clínica)
- See more at: http://www.janela-aberta-familia.org/pt/content/aprender-estudar#sthash.LwpZ9MPU.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário