quinta-feira, 13 de março de 2014

VI BIENAL INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO PARA A INFÂNCIA – ILUSTRARTE


VI BIENAL INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO PARA A INFÂNCIA – ILUSTRARTE

Coletiva

16 janeiro a 13 abril 2014
Lisboa
Museu da Eletricidade
Entrada gratuita
O Museu da Eletricidade recebe, uma vez mais, a Ilustrarte, exposição da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que mobiliza alguns dos mais consagrados ilustradores e novos criadores da literatura infantil ilustrada. Uma parceria entre a Fundação EDP e a Ver pra Ler. 
A esta VI edição concorreram quase 2000 ilustradores oriundos de 72 países, cujos trabalhos foram avaliados por um júri internacional. 
A ilustradora alemã Johanna Benz é a grande vencedora com um trabalho que conta a história do acordeonista Pacho Rada, célebre músico popular colombiano. Para o júri “são imagens de grande originalidade e força plástica, uma verdadeira festa de cor, editadas em livro pelo Instituto das Artes do Livro de Leipsig”.
As duas menções especiais foram para o ilustrador argentino Diego Bianki e para a ilustradora polaca Urszula Palusinka. O júri internacional, constituído por Chiara Carrer (ilustradora italiana), Caril Cneut (ilustrador belga), Valerio Vidali (ilustrador italiano e vencedor da Ilustrarte 12) e Ewa Stiasny (editora e designer polaca), salientou "a elevada qualidade dos trabalhos a concurso".
A lista dos ilustradores selecionados inclui também os portugueses Bernardo Carvalho, Teresa Lima, André da Loba, Marta Monteiro, João Vaz de Carvalho e Ana Ventura.
As imagens selecionadas formam um conjunto bastante eclético, marcado por uma grande diversidade de linguagens estéticas e técnicas.
Esta VI edição apresenta ainda uma retrospetiva da obra de Chiara Carrer com cerca de 100 imagens que traçam um percurso pelo universo de uma das mais importantes ilustradoras contemporâneas.
Inclui também uma mostra de livros e textos de José Jorge Letria, um dos mais influentes autores para a infância que celebrou recentemente 40 anos de carreira literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário