Nos dias 22 e 25 de novembro, no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar), realizaram-se sessões de esclarecimento sobre Saúde Oral, na biblioteca escolar. Estas foram organizadas em articulação com o grupo de ciências naturais e com a presença da higiénista oral, Drª Inês Paulo, do Centro de Saúde de Sacavém.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias
Durante a semana passada, a nossa BE acolheu a exposição de instrumentos musicais, realizada pelo grupo de Educação Musical.
Foi visitada pelos professores da disciplina, para ali lecionar algumas aulas, mas também pela curiosidade dos alunos que nos iam visitando. Adoraram experimentar alguns deles.
Foi visitada pelos professores da disciplina, para ali lecionar algumas aulas, mas também pela curiosidade dos alunos que nos iam visitando. Adoraram experimentar alguns deles.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias
Como todos já sabem, agora temos a sorte de ter bem pertinho de nós a Biblioteca Municipal Ary dos Santos. Ontem, o 5ºE foi até lá, na companhia da Diretora de Turma e também Prof. de Português e da Prof. bibliotecária. Primeiro assistimos a uma animação da Drª Orlanda, contadora de histórias, que nos contou as aventuras de Otto, um urso de peluche feito na Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial. Ficou combinado que uma das alunas, que nasceu na Ucrânia, vai ensinar uma história do seu país à animadora, para ela poder contar a outros meninos.
Depois fizemos uma visita guiada a todos os espaços da biblioteca. No final, os nossos cartões já estavam prontos e ainda recebemos uma prenda. Adorámos!!
Depois fizemos uma visita guiada a todos os espaços da biblioteca. No final, os nossos cartões já estavam prontos e ainda recebemos uma prenda. Adorámos!!
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias -"Leitor do Mês" de setembro/outubro
O "Leitor do Mês" de setembro foi: Érica Dias Sobral do 3ºF e Eduarda Reis Ludovico do 3ºF.
Parabéns às duas!!
Parabéns às duas!!
O "Leitor do Mês de outubro foi: Afonso Viegas Cavaco do 5ºE. Parabéns!
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias
No "Dia da Biblioteca Escolar", 24 de outubro, recebemos uma visita surpresa muito especial, a dos utentes do Centro de dia da Quinta de S. José. Levaram-nos uma prendinha e a sua companhia por alguns instantes. Muito obrigada, adorámos as duas!!! Oferecemos-lhes uma lembrancinha e ainda houve tempo para ouvir uma história:Queres namorar comigo?. E por que será que ouvimos esta história e não outra? Isso agora... só nós sabemos.
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias
E porque outubro foi o "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares" oferecemos uma "prendinha" aos meninos que visitaram a nossa BE.
Biblioteca da Escola B. Bartolomeu Dias
No passado dia 26 estiveram connosco, a convite da Biblioteca Municipal José Saramago, as escritoras Gabriela Silva e Helena Mineiro. Tivemos oportunidade de conhecer as suas obras, mas também de "experimentar o que é a meditação". Obrigada às duas!!
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Convite - MUSEU DE CERÂMICA DE SACAVÉM, 22 DE OUTUBRO PELAS 15 H
MUSEU DE CERÂMICA DE SACAVÉM, 22 DE OUTUBRO PELAS 15 H - À CONVERSA COM CLÁUDIA EMANUEL SOBRE A AZULEJARIA DE JORGE REY COLAÇO
JORGE COLAÇO nasceu em Tânger em 1868 e faleceu em 1942. Fez os estudos artísticos em Madrid e em Paris. Em 1903, já em Lisboa começa a experimentar um novo suporte para as suas pinturas, o azulejo, dado que havia conhecido os Gilman, proprietários da Fábrica de Sacavém, o que lhe permite ensaiar o seu traço sobre um novo suporte. Em data incerta, Colaço vai trabalhar, para a fábrica de Sacavém e aí permanece até 1924. A partir desta data vai trabalhar para a Fábrica Lusitânia em Lisboa, em atelier independente da fábrica, tal como tinha acontecido em Sacavém e aí permanece até 1942.
O estudo da obra azulejar que tenho vindo a fazer abrange apenas Portugal, Açores e Madeira e permitiu inventariar cerca de 1000 painéis, em 116 locais diferentes. Colaço pintava azulejo segundo a técnica tradicional, isto é sobre vidrado cru. Pintava também com a técnica da estampilha, da estamparia, da corda seca e terá ainda utilizado a técnica da serigrafia cerâmica, a quem se atribui, sem certeza, ser pioneiro. Pintou sobre chacota texturada, utilizou prateados, dourados, mas principalmente inovou. Colaço pintou painéis sobre vidrado já cozido!
Colaço num artigo que ele próprio escreve em 1933, refere ter como base essencial do seu trabalho um lema: Portugal. Pelas razões que o próprio invoca a temática da portugalidade é diversificada, desde cenas históricas, a cenas de carácter militar, cenas etnográficas (rurais e piscatórias), cenas religiosas, episódios da literatura de Camões e de outros autores … um manancial de temáticas a que uma imaginação criativa não ficou alheia.
Até ao ano de 1930, a expansão da rede ferroviária originou uma enorme renovação das antigas estações ferroviárias e Colaço foi o primeiro dos escolhidos para esta empreitada o que nos permite contemplar a bela Estação de S. Bento no Porto, com azulejos produzidos na Fábrica de Sacavém.
Cláudia Emanuel Franco dos Santos, licenciada em 2001 em «Pintura» na Escola Universitária das Artes de Coimbra e em 2008 em «Cerâmica», na mesma universidade. Pós graduação em “Património Artístico e Conservação” na Universidade Portucalense do Porto (2004). Mestre em “Património Artístico e Conservação” na Universidade Portucalense do Porto (2007) com dissertação subordinada ao tema “Artes decorativas nas fachadas da arquitectura bairradina. Azulejos e fingidos (1850-1950) ”. A dissertação versa os diferentes tipos de artes decorativas existentes na arquitetura da casa bairradina, aborda de uma forma sucinta a produção azulejar, as distintas técnicas de decoração e quais as principais alterações ocorridas nos paramentos azulejares. Abrange ainda a temática dos azulejos fingidos, tipos, anomalias e problemas de conservação. Foi realizado um inventário exaustivo do património azulejar e de azulejos fingidos na região demarcada da Bairrada.
Com este estudo foi distinguida com o “Prémio SOS Azulejo 2011”: Investigação – História da Arte. Este estudo foi editado no início de 2016 “SANTOS, Cláudia Emanuel - Artes decorativas nas fachadas da arquitectura bairradina. Azulejos e fingidos (1850-1950). Mealhada: Ed. Câmara Municipal da Mealhada, 2015” e contém o respetivo estudo e as fichas de inventário dos oito concelhos inventariados. Estão ainda incluídos os catálogos de fábricas que permitiram a identificação dos azulejos.
Frequenta atualmente o doutoramento na Universidade Católica do Porto em “Estudos de Património”, com a tese subordinada ao tema “Jorge Rey Colaço: Biografia, inventário azulejar e problemas de conservação (1868-1942)” (em fase de conclusão), com orientação da Dr.ª Eduarda Vieira e do Dr. João Mimoso. A tese para além da biografia e inventariação da obra azulejar de Jorge Colaço em Portugal, Açores e Madeira, apresenta os estudos prévios que efetuou. Pretende ainda dar a conhecer as diversas técnicas que o pintor utilizou na sua obra. Um inventário com esta magnitude revelou problemáticas distintas na conservação da obra azulejar que urgia serem estudadas.
Foi docente do ensino secundário de 1999 a 2011 na área das artes (História da arte, Artes visuais, Oficina de artes). Atualmente Conservadora de Património da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, desde 2011 até ao corrente.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Outubro - mês das bibliotecas escolares
Outubro, mês das bibliotecas escolares, foi o mês escolhido pela Rede de Bibliotecas Escolares para assinalar o seu 20.º aniversário. Assim, no próximo dia 14 de Outubro vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian o Fórum 20 Anos RBE.
Outubro, mês das bibliotecas escolares, é o mês escolhido para assinalar o 20.º aniversário deste percurso construído através de um grande trabalho em rede e em equipa. A Fundação Calouste Gulbenkian dá-nos a honra de colaborar connosco na efeméride e de acolher nas suas instalações, a 14 de outubro de 2016, o Fórum 20 Anos RBE.
Através dos conferencistas convidados, dos fundadores do Programa, de alguns dos nossos parceiros e de testemunhos vários, procuramos aliar a memória de momentos e atores chave da RBE à compreensão das mudanças complexas que a atualidade nos impõe.
20 anos percorridos temos razões para festejar com os nossos amigos. Mas também a consciência de que o futuro é exigente e incerto. E que um papel significativo junto de alunos, de professores e também dos parceiros com que queremos continuar a trabalhar, implica sabermos interpretar e responder às questões e valores que o futuro já começou a desenhar nos nossos dias.
A participação no Fórum é gratuita mas as inscrições são limitadas e obrigatórias.
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
terça-feira, 4 de outubro de 2016
5 de outubro
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
Dia Mundial da Música
Dia 1 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Música
A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Convite
A Câmara Municipal de Loures convida para a conversa " Unidades industriais e comunidades migrantes", que se realiza no dia 24 de Setembro às 15h00, no Museu de Cerâmica de Sacavém.
quinta-feira, 28 de julho de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















































