quinta-feira, 15 de outubro de 2015

17 outubro - Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza


Dia 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação


Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) 2015



O mês de outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) é mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

Outubro nas Bibliotecas Escolares 2015




Convite



Voluntários de leitura em Loures




Convite



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Portal das Experiências Culturais


 Clique no link para aceder ao site:https://www.educacaocultura.gov.pt/

Estatísticas do Ensino Básico e Secundário

 

Clique no link para aceder ao site: http://infoescolas.mec.pt/

Pordata Kids

Pordata Kids - o portal de estatísticas para os mais novos

Há dez temas desenvolvidos no portal de forma simples e interativa: ambiente, ciência e tecnologia, cultura e desporto, educação, emprego, famílias, justiça, população, saúde e turismo.     
As crianças encontram na Pordata Kids a resposta a cerca de 300 perguntas e todas estas remetem para respostas em números estatísticos e gráficos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Formação

Está a decorrer a formação de utilizadores das BE do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

LAN Party 2015 - Escola Secundária de Sacavém

Torneios de Jogos PC e Playstation das 19h de 26 junho às 19h de 27 de junho.

Abertura das instalações: 17h
Inscrição: 3€ (a pagar nos serviços administrativos da escola até ao dia 25 de junho)

Inscreve-te aqui!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Teatro AUTO DA ÍNDIA


Projeto REL


O Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (AEEG), com o projeto REL-REdedeLeitores, foi selecionado para fazer parte das escolas aLER+ do Plano Nacional de Leitura (PNL).

O projeto REL,  tendo por base a filosofia das comunidades de prática, pretende constituir uma rede de leitores, que incentive a participação da comunidade escolar/agrupamento e da comunidade envolvente na promoção de práticas de leitura e de divulgação do livro que contribuam, através do exemplo, para alterar a atitude dos alunos relativamente à leitura recreativa e escolar.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Novidades - Filmes - Os Irmãos Grimm


Sinopse
Dois irmãos viajam pela Alemanha dominada pelas tropas napoleónicas, no início do século XIX, fingindo que livram os habitantes das povoações de monstros e demónios em troco de dinheiro fácil. Mas quando são chamados pelas autoridades francesas para desvendar o misterioso desaparecimento de umas jovens, os charlatães vêem-se forçados a enfrentar forças malignas reais...

Ficha Técnica
Realização: Terry Gilliam
Interpretação: Anna Rust, Barbara Lukêsova, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Matt Damon, Monica Bellucci, Peter Stormare

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sessões de formação de Utilizadores da BESS

Durante o mês de outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os novos alunos da Escola Secundária de Sacavém participam em sessões de Formação de Utilizadores.

Num encontro partilhado por professores, alunos e assistente operacional, pretendemos dar resposta a algumas questões colocadas pelos utilizadores. Onde encontrar um determinado livro, filme ou outro documento? Posso aceder livremente às estantes? Como consultar o catálogo? Como requisitar? Posso participar nas atividades promovidas pela Biblioteca?

A BESS colaborou nas atividades de abertura do ano letivo de 2014/2015.










quinta-feira, 17 de julho de 2014

férias de verão





Livros











Vestuário













 Paraiso

Concurso internacional de fotografia - Movimento Contra o Discurso do Ódio

Concurso DCÓdio


Decorre, até 1 de setembro, o concurso internacional de fotografia "Movimento Contra o Discurso do Ódio", destinado a jovens entre os 13 e os 30 anos, que gostem de fotografia e se interessem por temas sociais, como o ódio e a discriminização. As fotos devem ilustrar a questão da diversidade religiosa e da tolerância. Existem duas categorias a concurso: dos 13 aos 17 anos e dos 18 aos 30 anos de idade.

A religião sempre constituiu parte inseparável da história humana, mas, por mais que una as pessoas, também pode ser um instrumento de ódio e discriminação.

O principal objetivo deste concurso é mostrar a importância da tolerância religiosa, da consideração e do respeito pela diversidade das religiões. Os participantes estão convidados a abordar o tema e expressar os seus pontos de vista sobre ele através das suas ideias criativas na forma de uma fotografia (cada concorrente só pode submeter uma única foto).

Será conveniente escreverem um parágrafo sobre a imagem (máximo de 420 caracteres), explicando a ideia que pretendem transmitir e as suas opiniões sobre o assunto, de preferência em Inglês ou Francês. Caso prefiram utilizar a língua materna, também será aceite.

Para além do prémio pecuniário em jogo, o vencedor de cada categoria / faixa etária será convidado a participar numa das atividades do Conselho da Europa.

Para mais informações, consultar as páginas do Portal da Juventude e do No Hate International Photo Competion.
Fonte : portal das escolas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Programa "Ser Cientista"


Ser Cientista
Decorre entre 9 e 30 de junho o prazo para proceder à inscrição no programa Ser Cientista, uma iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, destinada a alunos do ensino secundário que frequentam o 11.º ano de escolaridade no ano letivo de 2013/2014. O programa funciona entre 21 e 24 de julho e não possui custos associados à participação.

Ser Cientista conta ainda com o apoio do projeto “Escolher Ciência - da escola à universidade”, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica pela integração temporária nas rotinas de trabalho de diferentes áreas científicas.

Os interessados em conhecer por dentro o campus universitário e os seus laboratórios só têm de escolher as áreas científicas que mais lhes interessam e candidatar-se.

Para mais informações, consultar a página da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.