Livros - Novidades


13 de Janeiro de 2016
  Guinness World Records 2016



O livro das coisas surpreendentes! Nesta edição o leitor encontrará as clássicas secções sobre Seres Humanos em acção, Animais, Feitos Extremos, Desporto... junto com o mais novo e recente nos assuntos da actualidade juvenil como YouTube, Minecraft, videojogos, Lego, Star Wars, Hacking, ciência forense, etc. Há recordes para todos os gostos.

Mulheres de Cinza de Mia Couto 



"Mulheres de Cinza" é o primeiro livro de uma trilogia sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África dirigido por um africano. Ngungunyane (ou Gungunhane, como ficou conhecido pelos portugueses) foi o último de uma série de imperadores que governou metade do território de Moçambique. Derrotado em 1895 pelas forças portuguesas comandadas por Mouzinho de Albuquerque, Ngungunyane foi deportado para os Açores onde veio a morrer em 1906. Os seus restos mortais terão sido trasladados para Moçambique em 1985. Existem, no entanto, versões que sugerem que não foram as ossadas do imperador que voltaram dentro da urna. Foram torrões de areia. Do grande adversário de Portugal restam areias recolhidas em solo português. Esta narrativa é uma recreação ficcional inspirada em factos e personagens reais. Serviram de fonte de informação uma extensa documentação produzida em Moçambique e em Portugal e, mais importante ainda, diversas entrevistas efectuadas em Maputo e Inhambane. 

A Árvore Vermelha de Shaun Tan 

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura6º Ano de Escolaridade Leitura Orientada -Prémio Patricia Wrightson (NSW Premier’s Book Awards) -Prémio Le Prix Octogones 2003 (Centre International d’Études en Littérature de Jeunesse) Temática: a esperança Aspectos a destacar: solidão, medo, incompreensão, depressão Conteúdos: valores como a autoestima, universalidade de sentimentos e emoções Excerto: «Por vezes, o dia começa sem expectativase as coisas vão de mal a pior.A tristeza apodera-se de ti,ninguém te compreende...» A Árvore Vermelha é um canto poético à esperança, ainda que grande parte das suas ilustrações transporte o leitor para um mundo cinzento, agonizante e atemorizador. A protagonista sente-se triste, incompreendida, perdida, desorientada, vazia e vencida pelas circunstâncias adversas... mas eis que, quando e onde menos se espera, surge a luz ao fundo do túnel, o motivo desejado para vencer o desânimo.Óleos e colagens compõem um mundo irreal de paisagens imaginárias, através de brilhantes metáforas visuais que representam a solidão, o abatimento, a vulnerabilidade, o medo, a desilusão... Belas imagens, de grande impacto e simultaneamente comoventes, que podem ser descritas por meio de uma simples frase do texto, a partir da qual se faz de imediato uma associação directa. A protagonista é o alter ego de si mesma, experimenta emoções e sentimentos universais - daí o carácter multicultural deste álbum - que convidam à reflexão e à análise, para vencer a apatia, a depressão e inclusivamente as atitudes autodestrutivas. 


 Navegações de Sophia de Mello Breyner Andresen


Sinopse


Publicado pela primeira vez em 1983 pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, a presente edição de «Navegações» é a primeira na Assírio & Alvim. A antiga ortografia é mantida e é seguida a fixação de texto conduzida por Carlos Mendes de Sousa e Maria Andresen Sousa Tavares. Conta ainda com um prefácio de Eucanaã Ferraz, que deste livro certeiramente nos diz que «[…] mais uma vez a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen caminha de mãos dadas com o mar, presença fundamental em toda a sua obra. E, outra vez, a natureza confunde-se com a sua historicidade. Aqui, os poemas trazem à cena a gesta ultramarina empreendida pelos portugueses ao longo do que se convencionou chamar expansão marítima, mas também a própria experiência de Sophia como viajante, e de modo mais ou menos explícito, as andanças de outras personagens arrancadas de tempos e situações diversas, como o mítico Preste João, o célebre nauta Bartolomeu Dias e os poetas Luís de Camões, Jorge de Sena e Fernando Pessoa. Assim, os poemas de Navegações formam, de um modo muito livre, uma narrativa de viagem, ou de viagens.»

 Segredo Oculto Águas Turvas de Mons Kallentof


Sinopse

Chove torrencialmente sobre Skogså, a relíquia medieval nos arredores de Linköping, e as grandes gotas caem pesadamente sobre o corpo que flutua nas águas do fosso que rodeia o castelo. O advogado Jerry Petersson, o novo e rico proprietário, conhecido pelo seu espírito impulsivo e irascível, nunca mais resolverá novos casos. 
Chamada a investigar o crime, Malin Fors suspeita dos Fågelsjö, uma família aristocrática que, por problemas financeiros, foi forçada a vender a Jerry Petersson a propriedade há séculos na família. Mas seria isso motivo suficiente para um homicídio? Ou será que por detrás dos muitos milhões, das obras de arte valiosas, dos fatos caros, e do sucesso nos negócios, Jerry Petersson não era quem parecia? 
Acompanhando Malin, do outro lado de uma tela finíssima, a sombra da vítima vai desfiando a memória do seu passado e dos acontecimentos que conduziram à sua morte.
Segredo Oculto em Águas Turvas é o terceiro volume da aclamada série do autor que descreve a trajetória da inspetora Malin Fors, iniciada em Sangue Vermelho em Campo de Neve e Anjos Perdidos em Terra Queimada. Segredo Oculto em Águas Turvas confronta-nos com as imprevisíveis consequências do abuso de poder nas relações familiares, nas ligações amorosas e no implacável mundo dos negócios, num crescendo de intriga e emoção.

 Flores Caídas no Jardim do Mal Mons Kallentoft

Sinopse


O sol primaveril brilha em Linköping, no centro da Suécia, e aquece os poucos habitantes, ainda pálidos da escuridão de um inverno prolongado, que ousaram sair para tomar café nas esplanadas da cidade. Já há andorinhas a voar em círculos no céu e as bancas de flores já exibem tulipas coloridas. Uma mulher passeia com as duas filhas pela Praça Grande da cidade e dirige-se à caixa automática de um banco para levantar dinheiro. E, subitamente, há um som aterrador que atravessa a cidade e faz estremecer as construções mais sólidas e os corações mais endurecidos. Momentos depois, Malin chega à praça e a visão que a atinge dificilmente poderá ser apagada. Num manto de flores despedaçadas e ramos espalhados há vidros partidos, o sapato de uma criança, um pombo a debicar o que aparenta ser um pedaço de carne e, a pairar sobre este cenário de tragédia, um silêncio absolutamente ensurdecedor. Alvo de um atentado, Linköping nunca mais será a mesma.

O Planeta Azul de Luísa Ducla Soares 

 Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.

Quem quer viajar até ao Planeta Azul?
Não precisa de embarcar num foguetão, de vestir um fato espacial, de se preparar para encontros imprevisíveis com seres e paisagens distantes.
O Planeta Azul está bem perto, debaixo dos nossos pés: é a Terra, tão conhecida e tão ignorada, sempre capaz de nos fazer refletir e deslumbrar.

A coleção Educação Literária reúne obras de referência da literatura portuguesa e universal indicadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.
 A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos

Sinopse

Coleção Educação Literária

Esta coleção concretiza um dos principais objetivos das Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo que reside no acesso de todos os alunos que frequentam o Ensino Básico a obras literárias de referência, fomentando, assim, o domínio da Educação Literária.
A leitura deste livro é indicada para o 2.º ano de escolaridade.
A Girafa que Comia Estrelas de José Eduardo Agualusa


 Sinopse
 Plano Nacional de Leitura Livro 
recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. 
História infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.

A Visão depois da cegueira de Jorge Pina 


 Sinopse 

 “Nem tudo ficou perdido com esta minha cegueira. Posso dizer que ganhei mais do que perdi. Tornei-me mais consciente, mais atento a tudo o que me vai acontecendo. Despertei em mim outras formas de visão, como ver com as mãos, ver com o cheiro e ver com os ouvidos. Todos nós fomos dotados das mesmas capacidades. Só precisamos de as saber usar. Eu não sou único. Sou só diferente. Estou a aprender a usar as minhas capacidades. Penso que todos nós devemos procurar essas nossas capacidades e devemos usá-las para nos conhecermos melhor e conseguirmos mais de nós. Conseguirmos mais do que aquilo que nós imaginamos não só com o físico mas também com a nossa mente. Conseguirmos ligações entre o corpo e a mente, a vontade e os desejos. Tenho usado esta minha história para deixar a mensagem de que todos nós podemos atingir todos os nossos objetivos, desejos e vontades.”


Cozinha Vegetariana de Gabriela Oliveira 


 Sinopse 

 Saiba como preparar refeições completas, lanches e sobremesas por escassos cêntimos ou até 5 euros, sem carne, sem peixe, sem lactose e sem ovos, e com todo o sabor e prazer! Leite de amêndoa, de avelã, de aveia e de soja • Chutney • Pão de cereais, wraps e pizas • Hambúrgueres de grão, de feijão e de cogumelos • Croquetes e almôndegas • Quiches, empadas e folhados • Feijoada de cogumelos • Seitan caseiro e strogonoff de seitan • Tofu caseiro e moqueca de tofu • Bolonhesa de soja • Espetadas mistas • Arroz integral, quinoa e cuscuz • Bolos, cupcakes, muffins, tartes, pudins, mousses e gelados light Ilustrado com fotografias a cores, e com indicações de preço e valor nutricional de cada prato. Reúne dicas e sugestões úteis para reforçar o consumo de proteínas, vitaminas e minerais, bem como para contornar intolerâncias e alergias alimentares. Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar: poupe nos custos, delicie-se com novos sabores e aromas, e invista na saúde!
Sucesso. Pt de Luis Ferreira Lopes 


 Sinopse 

 Este livro tem como base o programa da SIC Notícias, "Sucesso.pt", onde são apresentados, semana a semana, casos de sucesso de empresas portuguesas no estrangeiro. Desde algumas das mais conhecidas - como a Galp, a Soane, a Logoplaste ou a Brisa - até outras, que pouco dizem ao grande público, mas que lideram, no seu ramo de negócios específico, o mercado a nível mundial. Trata-se, assim, de um livro, simultâneamente informativo e didáctico, que vai ajudar os gestores e demais interessados no fenómeno empresarial a compreender quais são, no conturbado momento que se vive na economia mundial, os factores de sucesso, as ameaças e as oportunidades, enfim, as formas de expandir um negócio para lá das fronteiras do nosso país. O livro conta com o prefácio do prestigiado Prof. José Pinto dos Santos (do INSEAD) e a apresentação do Dr. Francisco Pinto Balsemão. A primeira edição traz como oferta um DVD com uma selecção do melhor do programa "Sucesso.pt".

A guerra do Fogo J. H. Rosny Aîné 


 A suprema calamidade se abate sobre os Oulhamr numa noite tenebrosa. O Fogo, seu mais valioso tesouro, está morto. Para conquistar Gammla, a jovem capaz de carregar uma corça nos ombros, Naoh parte à procura do Fogo. Então descobre a força pacífica dos mamutes e encontra os sábios homens de Wah, que dominam os mistérios do Fogo. Voltemos juntos aos tempos imemoriais, na aventura apaixonante de Naoh.


Sem comentários:

Enviar um comentário